29/06/2010

Isotônico X Hidrotônico.


O isotônico é uma bebida energética formulada através de água, carboidratos e uma alta concentração de sais minerais, o que é essencial para quem pratica exercícios físicos em alta intensidade. Como está na mesma composição do organismo do ser humano, a reposição de eletrólitos é bem mais rápida que o normal. No mercado encontram-se nesse segmento as marcas Gatorade, Powerade e Marathon.

Já o hidrotônico é formada pelas mesmas substâncias que o isotônico, porém com menos eletrólitos, o que é mais indicado para o dia-a-dia, como no trabalho, durante os estudos ou no trânsito e também para atletas que fizeram um treinamento mais moderado, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor. Esse repositor pode ser encontrado nas bebidas como o i9.

Para muitos atletas, os isotônicos e hidrotônicos são indispensáveis e estão presentes nas maiorias dos treinos e provas. Mas, eles são tão indispensáveis assim? Para muitos nutricionistas eles não são tão insubstituíveis, pois, dependendo do tipo de treino e intensidade, os corredores não precisam deles em nenhum momento, mas se a prova gerar um desgaste muito alto como uma maratona, esses produtos são indispensáveis, como também o uso de géis e carboidratos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá André!

Gostaria apenas de dizer que conheci o blog há pouco tempo e estou feliz com os temas abordados.

Iniciei minhas corridas há pouco tempo (~4 meses) e ainda estou na me adaptando as corridas de 10k, em que meu melhor tempo foi de 00:52:08

http://go.nike.com/1ppc7c6

Tenho também um blog sobre investimentos caso se interesse pelo assunto.

Estarei te acompanhando para maiores informações de qualidade.

Grande Abraço!

Anônimo disse...

Powerade e o i9 sao os melhores..

Anônimo disse...

Eu também prefiro Powerade e i9 (Ambos distribuidos pela Coca-cola)
mais baratos e mais saborosos!