30/07/2014

Maratona do Rio


No passado dizia que não gostava do Rio de Janeiro, mas há três anos corri minha primeira prova na cidade maravilhosa e me apaixonei, assim nada melhor que estrear meus 42km na Maratona do Rio.

Comecei meu treinamento para a prova em março, respeitei minha planilha até antes do início da fase dos longos (acima de 30km), ai tudo começou a complicar... fim de semestre na pós-graduação, provas e trabalhos, vida profissional exigindo mais de 8 horas diárias, ai chegava fim de semana e o desanimo batia na hora de fazer o longo, mesmo assim consegui não furar tanto assim minha planilha, mas me sentia cansado ao extremo. Como sempre digo é fácil arrumar desculpas para nossos fracassos, então não me abati e dei o máximo na minha preparação, mesmo que esse máximo não fosse o ideal.

Cheguei no RIO na quinta-feira e peguei todos os dias de chuva, mas mesmo assim tudo foi perfeito, me alimentei, treinei e dormi direito. Desta forma era apenas colocar em prática, no domingo, o que eu tinha treinado para fazer.

Domingo acordei as 5 horas da manhã, tomei café e peguei um taxi até o Recreio dos Bandeirantes onde era a largada da prova... nesse momento meu psicológico deu uma estremecida... pensei: “oh lugarzinho longe, eu terei que correr daqui até o Aterro do Flamengo? Ferrrrou!”.


Cheguei na largada as 7 horas, em 30 minutos me preparei e parti para o meu maior desafio até hoje.

Do 01 ao 05 KM era difícil correr, pois o percurso era em ruas estreitas, assim não há possibilidade de manter o ritmo, após essa fase era aproveitar o visual e manter um ritmo bom até as duas subidas que eu temia tanto.

Chegando na primeira subida no KM 21 fui bem, acredito que seja influência dos treinos na Av. Sumaré. Já na subida do 27 ao 28 KM senti um pouco, mas não desanimei.


Chegando ao KM 34 comecei a sentir câimbras e ai percebi que o ideal era baixar o ritmo para terminar a prova sem grandes problemas.

Terminei minha primeira maratona e já estou pensando na próxima, que tudo indica que será a do RIO novamente no próximo ano.

Aprendi muito com essa nova experiência, assim com certeza voltarei melhor na próxima.

Agradeço a todos que me deram força, que me incentivaram e em especial para minha esposa que sempre está do meu lado e me esperou debaixo de chuva na chegada.

Hoje posso dizer que sou um maratonista...



2 comentários:

Alexandre disse...

Cara, parabéns pela maratona! Até poderia achar que seria complicado, mas para um cara como você não diria. Sempre disciplinado naquilo que busca, com objetivos claros para o esporte e para a vida. Inspirador. Continuo sendo seu fã. Forte abraço.

Leandro disse...

É isso parceiro! Foco e disciplina é tudo para atingir o objetivo! Meus parabéns por essa grande conquista e que venham as próximas! Aloha!