25/09/2014

Pedalada Noturna Move Brasil / Virada Esportiva

No último sábado participamos da Pedalada Noturna Move Brasil na Virada esportiva, uma iniciativa da parceria entre a campanha Move Brasil, Virada Esportiva e SESC.

Muitos ciclistas fizeram o percurso de 38 quilômetros , saindo do Parque das Bicicletas às 21h. Passamos por diversos pontos turísticos da cidade: o Memorial da América Latina, Parque Ibirapuera, Teatro Municipal, Avenida Paulista, entre outros.

Uma parada estratégica para recarregar as energias, relaxar e comer um lanche foi feita no meio do caminho, no Clube Tietê, centro esportivo de 20 mil metros quadrados na zona norte da cidade.

O legal desse pedal foi perceber que as pessoas estão começando a colocar bicicleta em sua rotina, pois pude conversar com diferentes ciclistas que sempre me traziam experiências com suas magrelas seja pela ciclo faixa de lazer aos domingos ou pelas novas ciclovias.

Precisamos cada vez mais diminuir a utilização do carro, como podemos ver no último relatório da entidade internacional Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2012, informa que só na cidade de São Paulo, 4,6 mil pessoas morrem, por ano, de doenças cardiorrespiratórias e até de câncer do pulmão devido à poluição do ar. No Estado de São Paulo, essas mortes chegam a 15 mil anuais.

Assim mude sua rotina, deixe seu carro na garagem, faça mais atividades a pé, de bicicleta ou transporte coletivo, articule caronas coletivas, pratique horários alternativos, sei que isso não é nada fácil, mas se não tentarmos nunca daremos o primeiro passo.


Algumas fotos minhas e do fotógrafo Zé Carlos Barretta.











Um comentário:

£µx disse...

Show! Queria ter ido pedalar, e vendo as fotos, fiquei com vontade de ter ido fotografar tb T_T
Parabéns por difundir essa questões sobre mobilidade urbana e seu impacto nas grandes cidades e, mais do q isso, por participar ativamente de movimentos como essa pedalada, que vem para conscientizar cada vez mais pessoas a fazerem sua parte.